TEMPO RESPOSTA IDEAL

  • 1 Minuto: Acolhimento do chamado, com identificação do solicitante, identificação preliminar da grau de urgência (queixa principal e apelido) e localização da ocorrência – Protocolo RM1.
    • Nos casos em que esse tempo for extrapolado (em casos de dificuldade de comunicação com o solicitante ou grande caos instalado no local) o médico regulador deve ser imediatamente informado, para ciência da dificuldade da coleta de informações;
    • Esse tempo não pode se estender por mais de 3 minutos;
  • 1 Minuto: Classificação de Risco e Decisão Médica, em casos de Urgência de Prioridade Máxima – Protocolo RM2.
    • 3 Minutos: Classificação de Risco, Abordagem por Queixas e Decisão Médica, em casos que não sejam Prioridade Máxima – Protocolos RM2 e RM3;
  • 20 Segundos: Ativação da resposta, segundo Decisão Médica, pelo Radioperador (RO);
  • 30 Segundos: Início do deslocamento da ambulância, após a ativação pelo RO;
  • O tempo ideal de deslocamento das ambulâncias, até a chegada ao destino, segue o quadro abaixo:

 

Nível

Cor

Ambulância

Tempo-resposta recomendado

Urgência de Prioridade Máxima

VERMELHO

USA, USI (ou USB) e Motolância

até 10 minutos

Urgência de Alta Prioridade

AMARELO

USB (ou USI) e/ou Motolância

até 30 minutos

Urgência de Baixa Prioridade

VERDE

Orientação Médica

* até 60 minutos

Urgência de Prioridade Mínima

AZUL

Orientação Médica

-

* Envio de USB em casos de valência social

RESPOSTAS AO SOLICITANTE

Sendo Urgência de Prioridade Máxima (VERMELHO)

  • USA, USI ou USB disponível:
    • retornar ao solicitante: "a ambulância está sendo enviada do bairro...";
    • Iniciar atendimento médico por telemedicina até a chegada da ambulância;
    • Acompanhar tempo-resposta até a chegada da ambulância;
  • USA, USI e USB indisponíveis:
    • Retornar ao solicitante: "todas as nossas ambulâncias estão em atendimento, sua urgência está sendo priorizada!"
    • Iniciar atendimento médico por telemedicina até alguma ambulância ficar disponível e chegar no local;
    • Em casos extremos, considerados de exceção, se houver a possibilidade de remoção de meios próprios e o médico regulador perceber que isso for a conduta com menor prejuízo possível (veja Declaração de Lisboa), o próprio médico regulador deverá permitir que essa remoção seja feita. Retornar a ligação a cada 10 minutos para checar a remoção e/ou reavaliar por telemedicina.

Sendo Urgência de Alta Prioridade (AMARELO)

  •  USI ou USB e/ou motolância disponíveis:
    • Retornar ao solicitante: "a ambulância está sendo enviada do bairro...".
    • Acompanhar tempo-resposta até a chegada da ambulância;
    • Reavaliar por telemedicina a cada 30 minutos enquanto ambulância não chegar.
  • USI, USB e motolância indisponíveis:
    • Se o caso for de urgência clínica ou pediátrica, retornar ao solicitante: "todas as nossas ambulâncias estão em atendimento. A orientação da regulação médica é remover o paciente e não aguardar. Caso não ocorra a remoção favor nos informar."
    • Se o caso for de urgência no trauma ou obstétrica:
      • Se a previsão de atendimento for menor que uma hora, manter a solicitação em "acolhimento com classificação de risco", reavaliando à distância a cada 30 minutos;
      • Se a previsão de atendimento for maior que uma hora, havendo a possibilidade de remoção de meios próprios e o médico regulador percebendo que isso é a conduta com menor prejuízo possível (veja Declaração de Lisboa), o próprio médico regulador deverá permitir que essa remoção seja feita.

Sendo Urgência de Baixa Prioridade (VERDE)

  •  Havendo imperativo de remoção em decúbito e/ou valência social:
    • Se houver valência social agir como sendo Urgência de Alta Prioridade;
    • Se transporte social/sanitário (TS) disponível transferir o caso para o transporte sanitário;
    • Se transporte social/sanitário indisponível retornar ao solicitante: "não há indicação de transporte por ambulância; o transporte do paciente deverá ser realizado por outros meios";
  • Não havendo imperativo de remoção em decúbito:
    • Retornar ao solicitante: "não há indicação de transporte por ambulância; o transporte do paciente deverá ser realizado por outros meios".
    • Encerrar a solicitação.

Sendo Urgência de Prioridade Mínima (AZUL)

  • Retornar ao solicitante: "não há indicação de transporte por ambulância; o transporte do paciente deverá ser realizado por outros meios".
  • Encerrar a solicitação.

 


REGISTRO ELETRÔNICO NO SISTEMA

1. Nos casos em que o médico regulador enviar algum recurso do SAMU 192 (ex. USA, USI, USB, motolância) deverá fazer  registro na ficha de atendimento do paciente no e-SUS SAMU, relatando o fluxo de sua regulação, nos seguintes termos:

    • Qual a Queixa Principal?
    • Qual o apelido da solicitação?
    • Existe algum dos 3 “S” da Regulação?
    • Em qual Protocolo de Regulação enquadra-se o caso?
    • A decisão médica foi baseada em qual Discriminador Específico?
    • Qual foi sua Decisão Médica?

2. Nos casos em que o médico regulador orientar remoção por meios próprios (para menor prejuízo ao paciente), deverá registrar o fato na ficha de atendimento do paciente no e-SUS SAMU, nos seguintes termos:

SEM RECURSO DISPONÍVEL

  • Estamos sem recursos disponíveis. Oriento remoção por meios próprios, no intuito de não atrasar atendimento médico inicial, na unidade de saúde ... (indicar qual a unidade de saúde mais apropriada para o caso). Reitero, remover e não aguardar, para menor prejuízo possível ao paciente. Oriento também retornar ligação caso insucesso na remoção ou mudança de quadro clínico.

SEM INDICAÇÃO TÉCNICA DE REMOÇÃO POR AMBULÂNCIAS

  • Não há indicação de transporte por ambulância. Paciente sem prejuízo da consciência, sem comprometimento respiratório ou circulatório e podendo deambular. Não há também valência social. Oriento remoção por meios próprios para avaliação médica (ou de enfermagem) na unidade de saúde ... (indicar qual a unidade de saúde mais apropriada para o caso).

 

OBSERVAÇÕES: 

A Declaração de Lisboa define quatro princípios fundamentais:

    • Autonomia e Liberdade (respeitar a autonomia e liberdade do paciente, mesmo em caso de urgência);
    • Benefício de todos (fornecer o melhor atendimento possível, visando à melhor qualidade de vida de todos os envolvidos no atendimento);
    • Menor prejuízo possível (como resultante de procedimentos impostos pela necessidade da urgência); e
    • Justiça, igualdade e solidariedade (atenção à coletividade com critério e justiça, prestando cuidados igualmente a todos os que dele careçam).

Sobre o Tempo Resposta:

    • VERMELHO: em geral são pacientes em parada cardiorrespiratória, inconscientes ou com alteração súbita da consciência, em franca insuficiência respiratória e/ou circulatória, grandes hemorragias, dor intensa ou alterações importantes da temperatura etc.;
    • AMARELO: em geral são pacientes com dificuldade respiratória, alterações graduais de consciência ou história de inconsciência, hemorragias controláveis, dor moderada etc.;
    • São atribuições do médico regulador:
      • Regular cada ocorrência dentro do tempo previsto no protocolo vigente (um minuto);
      • Regular diretamente com solicitante todas as Urgências de Prioridade Máxima;
      • Acompanhar o tempo-resposta de chegada da ambulância na ocorrência;
      • SEMPRE checar disponibilidade de recursos para área da ocorrência;
      • Informar ao solicitante uma possível demora.

Sobre o registro médico no Sistema de Regulação, exemplos:

    • Queixa principal: CRIANÇA QUE NÃO SE SENTE BEM HÁ 5 DIAS.
    • Apelido da ocorrência: "MAL ESTAR EM CRIANÇA";
    • 3 "S" da Regulação: "NEGATIVO";
    • Protocolo: "Nenhum Protocolo Padrão";
    • Discriminador: "Nenhum" (0);
    • Decisão Médica: Realizado orientação médica.

 

    • Queixa principal: MULHER QUE TENTOU CORTAR OS PULSOS HÁ 2 HORAS.
    • Apelido da ocorrência: "AUTOAGRESSÃO";
    • 3 "S" da Regulação: "NEGATIVO";
    • Protocolo: "Autoagressão e Tentativa de Suicídio" (RC5);
    • Discriminador: "Alto risco de nova autoagressão" (9);
    • Decisão Médica: Considerado o envio de USA. Melhor recurso disponível para o caso no momento é a USI. Enviado USI.

Sobre o envio de Unidade de Suporte Intermediário:

    • Dar preferência ao envio de USI, ao de USB, na suspeita dos seguintes casos:
      • BC10 – INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA AGUDA NO ADULTO
      • BC11 – CHOQUE
      • BT4 – CHOQUE NO TRAUMA
      • BC12 – DOR TORÁCICA NÃO TRAUMÁTICA
      • BC13 – CRISE HIPERTENSIVA
      • BC14 – AVC: ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
      • BC16 – CRISE CONVULSIVA NO ADULTO
      • BC17 – HIPOTERMIA
      • BC19 – HIPOGLICEMIA
      • BC23 – REAÇÃO ALÉRGICA - ANAFILAXIA
      • BC26 – MANEJO DA DOR NO ADULTO
      • BC27 – CÓLICA NEFRÉTICA
      • BC29 – AGITAÇÃO E SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
      • BC30 – AUTOAGRESSÃO E RISCO DE SUICÍDIO
      • BPed11 – CHOQUE EM PEDIATRIA
      • BPed14 – CRISE CONVULSIVA EM PEDIATRIA
      • BPed17 – HIPOGLICEMIA EM PEDIATRIA
      • BPed18 – REAÇÃO ALÉRGICA – ANAFILAXIA EM PEDIATRIA
      • BPed19 – FEBRE EM PEDIATRIA
      • BPed22 – MANEJO DA DOR EM PEDIATRIA

Este protocolo foi pautado nas mais recentes evidências científicas disponíveis. 

Elaboração: julho/2010
1ª Revisão: dezembro/2014
2ª Revisão: janeiro/2016
3ª Revisão: novembro/2016